FONTE: Revista Algomais

Recursos do FNE Verde vão impulsionar projetos de baixo carbono, hidrogênio verde e infraestrutura na região Nordeste e parte do Sudeste

O Banco do Nordeste (BNB) anunciou, nesta segunda-feira (26), um orçamento de R$ 7,8 bilhões para projetos sustentáveis por meio do FNE Verde, linha de crédito voltada à economia de baixo carbono. A apresentação foi feita pelo presidente da instituição, Paulo Câmara, durante o evento “COP 30 – O que o Brasil deve entregar para o mundo em Belém”, promovido pelo Grupo Veja, em São Paulo. A iniciativa marca o posicionamento estratégico do BNB no financiamento de soluções sustentáveis em sua área de atuação, que abrange os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Destinado a empresas de todos os portes, o FNE Verde contempla ações em áreas urbanas e rurais, além de infraestrutura. Os financiamentos abrangem descarbonização industrial, eficiência energética, hidrogênio verde, energias renováveis, saneamento básico, agricultura de baixo carbono e recuperação ambiental. “Todos os projetos financiados pelo BNB precisam atender a critérios rigorosos de preservação ambiental, seja no crédito destinado ao agronegócio, à indústria ou aos setores do comércio e de serviços. O Banco atua com muita atenção à produção sustentável, uma grande exigência do mercado global”, afirmou Câmara.

Segundo o executivo, a instituição atua orientada por uma Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC), que direciona todas as atividades e processos de concessão de crédito do banco. Ao destacar o papel do Nordeste na transição energética brasileira, Câmara afirmou: “A Região Nordeste é a que tem o maior conjunto de ações voltadas para a produção de energia limpa. Esse é um diferencial competitivo importante e o BNB tem um papel fundamental no fortalecimento dessa característica”.

O painel em que o presidente do BNB participou foi mediado pelo jornalista Marcio Juliboni e contou ainda com Cacá Takahashi, da Rede Anbima de Sustentabilidade, e Plínio Ribeiro, diretor de descarbonização da Ambipar. O encontro integra a programação preparatória para a COP 30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025, reunindo lideranças e especialistas em clima de todo o mundo.

Categorias: SINFACOPE

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *