FONTE: FIEPE

Nesta quarta-feira (7), Recife foi palco do 5º Encontro Regional do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050, promovido pelo Ministério dos Transportes. O evento, realizado na Casa da Indústria, reuniu representantes do setor público e da indústria para debater os rumos da infraestrutura logística do país para os próximos 25 anos.

A abertura do encontro foi conduzida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso, que ressaltou a relevância da iniciativa. “Essa iniciativa do Ministério dos Transportes é um passo importante para o Planejamento Integrado de Transportes e a construção do Plano Nacional de Logística 2050″, afirmou Veloso.

Ele destacou ainda a sintonia com o Fórum Permanente de Infraestrutura da FIEPE e reforçou que o PNL é uma política de Estado, com foco técnico e de longo prazo, para orientar os investimentos em infraestrutura pelos próximos 25 anos.

O presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da FIEPE, Fernando Teixeira, reforçou a necessidade de dinamizar as interligações entre os modais de transporte para que eles sirvam de forma mais eficiente à população. Ele também incentivou os participantes a se engajarem nas discussões de interesse da indústria.

Já Heitor Studart, presidente do Coinfra da Federação das Indústrias do Ceará, fez um alerta sobre a descontinuidade dos projetos logísticos. “A cada Governo se lança um programa e nenhum se firmou como política de Estado. Temos gargalos que precisam ser resolvidos de forma imediata. Somos uma região favorável à produção de energia, mas enfrentamos sérios problemas de infraestrutura”, pontuou.

Representando a Bahia, o superintendente da Federação das Indústrias do Estado, Vladson Menezes, defendeu uma abordagem integrada entre os estados, voltada não apenas para o mercado interno, mas também para o comércio internacional. “É preciso ter educação, infraestrutura e pensamento interligado entre todos os estados”, reforçou.

Pelo Ministério dos Transportes, a subsecretária substituta Larissa Spínola destacou o compromisso do Governo Federal com o diálogo com o setor produtivo. “Precisamos percorrer o Brasil para entender o Brasil. Estamos aqui para ouvi-los”, afirmou, reforçando o papel colaborativo na construção do PNL 2050.

Durante o evento, foram realizados dois painéis: um sobre o Planejamento Integrado de Transportes e a construção do Plano Nacional de Logística, e outro sobre a elaboração das matrizes origem-destino em parceria com o setor produtivo, etapa fundamental para identificar demandas regionais e orientar futuros investimentos.

Categorias: SINFACOPE

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *