Por Ana Claudia Nagao, / FONTE: PANORAMA FARMACÊUTICO

consumo de suplementos
Divulgação: Canva

consumo de suplementos no Brasil já é uma realidade em 34% da população. É o que indica um estudo global sobre a categoria, realizado pela Globalpraxis a pedido da Nestlé Health Science. O segmento representa mais de R$ 11 bilhões em vendas no Brasil.

O levantamento envolveu 13 países, com 32 mil entrevistas, sendo 2.603 no Brasil. No país, os clientes majoritários da categoria de vitaminas, minerais e suplementos são homens (60%) e mulheres (40%). O consumo é mais prevalente entre a população de 25 a 39 anos (43%), com predominância da região Sudeste (57%).

Idade

  • 25/39 anos: 43%
  • 40/49 anos: 17%
  • 50+: 40%

Classe social

  • AB: 50%
  • C: 50%

Região

  • Sudeste: 57%
  • Norte/ Nordeste: 21%
  • Sul: 15%
  • Centro-Oeste: 7%

Consumo de suplementos: proporção baixa em relação ao mundo

O consumo de suplementos no Brasil ainda tem um grande nicho de exploração, com 44% da população como potenciais consumidores. Nos últimos 12 meses, 34% da população brasileira afirmou ter comprado ou usado suplementos vitamínicos ou minerais e 22% declaram que não são consumidores da categoria. Já em países como o Canadá e a Coréia do Sul, essa porcentagem ultrapassa os 60%.

  • China – 20%
  • Espanha – 29%
  • França – 31%
  • Brasil – 34%
  • Japão – 35%
  • Turquia – 37%
  • México – 39%
  • Alemanha – 44%
  • Reino Unido – 47%
  • Itália – 51%
  • Polônia – 58%
  • Canadá – 60%
  • Coreia do Sul – 61%

Hábitos do consumo de suplementos

O profissional de saúde – médico, nutricionista, nutrólogo ou farmacêutico – exerce um papel essencial na recomendação para um consumo consciente e adequado de produtos, na qual mais de 80% das pessoas passariam a consumir a partir de uma prescrição.

O consumo é regular, majoritariamente associado com refeições e a compra tende a se concentrar no ambiente físico

Frequência de consumo

Diariamente – 50%

Duas a seis vezes por semana – 29%

50% diariamente e 29% 2 a 6 vezes por semana

Horário

Durante/ depois do café da manhã – 42%

Durante/ depois do almoço – 29%

Assim que acorda – 29%

Compra

Planejada – Uma vez ao mês

Visita à loja – Compra em média três produtos a cada visita

Canal

Farmácia física – 76%

Online – 45%, especialmente entre as classes AB

Perfil de consumo na categoria

A categoria inclui muitos produtos e analisando o consumo pode-se dividi-la em dois grandes grupos. O maior consumo tende a estar relacionado a aspectos médicos, sendo que 46% dos entrevistados fazem o uso combinando das duas categorias

1 – Vitaminas e produtos medicinais (consumida por 38% dos participantes)

Vitaminas (D,C,B) – 53%

Ômega 3 – 39%

Multivitamínicos – 29%

Minerais (Cálcio, zinco, ferro) – 28%

Enzimas – 7%

2 – Suplementos e produtos nutricionais (consumida por 13% dos participantes)

Suplementos/ complemento alimentar – 27%

Whey protein – 21%

Fitoterápico – 13%

Shakes – 14%

Proteína vegetal – 14%

Aminoácidos – 12%

Colágeno – 24%

Fibras – 25%

Probióticos – 18%

Benefícios almejados

Os atuais consumidores buscam por benefícios diversos como o fortalecimento da imunidade, da saúde geral, energia e vitalidade. Entre os cinco principais benefícios almejados com a suplementação estão:

  • Fortalecer a imunidade – 53%
  • Manutenção da saúde em geral – 42%
  • Ter mais energia e vitalidade – 38%
  • Fortalecer os ossos – 35%
  • Fortalecer pele, cabelos e unhas – 30%
  • Necessidades
  • Existem demandas diferentes para cada perfil de consumidor. A busca por produtos VMS é baseada em cinco grandes necessidades:
  • Saúde diária – 52%
  • Cura – 17%
  • Aparência – 15%
  • Performance – 10%
  • Equilíbrio – 7%
  • Perfil dos consumidores
  • A pesquisa identificou cinco perfis de consumidores com diferentes estilos de vida e níveis de relacionamento com a categoria.
  • 1 – Health Masters
  • Possuem um estilo de vida mais ativo e são conhecedores de temas mais relacionados à saúde e bem-estar. São pro
  • ativos e dispostos a gastar em produtos de boa qualidade principalmente para ganho de performance.
  • 2 – Active Followers
  • São ativos, adoram experimentar tendências, mas são inseguros sobre como administrar a saúde. Se preocupam mais com ela quando têm sintomas. Buscam produtos cuidar da aparência
  • 3 – Councious Pragmatistis
  • Descontraídos, se preocupam com corpo, alma e mente. Valorizam a abordagem científica e gostam de ler sobre os ingredientes dos produtos que compram. A necessidade atendida nesse perfil de consumidor é a cura
  • 4 – Open Agnostics
  • Não buscam informações sobre saúde ativamente. Se preocupam com seu peso e acreditam em abordagem científica. São consumidores que tendem a optar por produtos com preços mais convencionais para atender as necessidades de saúde diária
  • 5 – Value Seekers
  • Estilo de vida sedentário. Manter-se saudável pode ser difícil para eles, que não procuram tanta informação e normalmente compram produtos econômicos e não acreditam que vale a pena pagar um preço premium para atender as necessidades de saúde diária.
Categorias: SINFACOPE

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