Por Ana Claudia Nagao, / FONTE: PANORAMA FARMACÊUTICO
O consumo de suplementos no Brasil já é uma realidade em 34% da população. É o que indica um estudo global sobre a categoria, realizado pela Globalpraxis a pedido da Nestlé Health Science. O segmento representa mais de R$ 11 bilhões em vendas no Brasil.
O levantamento envolveu 13 países, com 32 mil entrevistas, sendo 2.603 no Brasil. No país, os clientes majoritários da categoria de vitaminas, minerais e suplementos são homens (60%) e mulheres (40%). O consumo é mais prevalente entre a população de 25 a 39 anos (43%), com predominância da região Sudeste (57%).
Idade
- 25/39 anos: 43%
- 40/49 anos: 17%
- 50+: 40%
Classe social
- AB: 50%
- C: 50%
Região
- Sudeste: 57%
- Norte/ Nordeste: 21%
- Sul: 15%
- Centro-Oeste: 7%
Consumo de suplementos: proporção baixa em relação ao mundo
O consumo de suplementos no Brasil ainda tem um grande nicho de exploração, com 44% da população como potenciais consumidores. Nos últimos 12 meses, 34% da população brasileira afirmou ter comprado ou usado suplementos vitamínicos ou minerais e 22% declaram que não são consumidores da categoria. Já em países como o Canadá e a Coréia do Sul, essa porcentagem ultrapassa os 60%.
- China – 20%
- Espanha – 29%
- França – 31%
- Brasil – 34%
- Japão – 35%
- Turquia – 37%
- México – 39%
- Alemanha – 44%
- Reino Unido – 47%
- Itália – 51%
- Polônia – 58%
- Canadá – 60%
- Coreia do Sul – 61%
Hábitos do consumo de suplementos
O profissional de saúde – médico, nutricionista, nutrólogo ou farmacêutico – exerce um papel essencial na recomendação para um consumo consciente e adequado de produtos, na qual mais de 80% das pessoas passariam a consumir a partir de uma prescrição.
O consumo é regular, majoritariamente associado com refeições e a compra tende a se concentrar no ambiente físico
Frequência de consumo
Diariamente – 50%
Duas a seis vezes por semana – 29%
50% diariamente e 29% 2 a 6 vezes por semana
Horário
Durante/ depois do café da manhã – 42%
Durante/ depois do almoço – 29%
Assim que acorda – 29%
Compra
Planejada – Uma vez ao mês
Visita à loja – Compra em média três produtos a cada visita
Canal
Farmácia física – 76%
Online – 45%, especialmente entre as classes AB
Perfil de consumo na categoria
A categoria inclui muitos produtos e analisando o consumo pode-se dividi-la em dois grandes grupos. O maior consumo tende a estar relacionado a aspectos médicos, sendo que 46% dos entrevistados fazem o uso combinando das duas categorias
1 – Vitaminas e produtos medicinais (consumida por 38% dos participantes)
Vitaminas (D,C,B) – 53%
Ômega 3 – 39%
Multivitamínicos – 29%
Minerais (Cálcio, zinco, ferro) – 28%
Enzimas – 7%
2 – Suplementos e produtos nutricionais (consumida por 13% dos participantes)
Suplementos/ complemento alimentar – 27%
Whey protein – 21%
Fitoterápico – 13%
Shakes – 14%
Proteína vegetal – 14%
Aminoácidos – 12%
Colágeno – 24%
Fibras – 25%
Probióticos – 18%
Benefícios almejados
Os atuais consumidores buscam por benefícios diversos como o fortalecimento da imunidade, da saúde geral, energia e vitalidade. Entre os cinco principais benefícios almejados com a suplementação estão:
- Fortalecer a imunidade – 53%
- Manutenção da saúde em geral – 42%
- Ter mais energia e vitalidade – 38%
- Fortalecer os ossos – 35%
- Fortalecer pele, cabelos e unhas – 30%
- Necessidades
- Existem demandas diferentes para cada perfil de consumidor. A busca por produtos VMS é baseada em cinco grandes necessidades:
- Saúde diária – 52%
- Cura – 17%
- Aparência – 15%
- Performance – 10%
- Equilíbrio – 7%
- Perfil dos consumidores
- A pesquisa identificou cinco perfis de consumidores com diferentes estilos de vida e níveis de relacionamento com a categoria.
- 1 – Health Masters
- Possuem um estilo de vida mais ativo e são conhecedores de temas mais relacionados à saúde e bem-estar. São pro
- ativos e dispostos a gastar em produtos de boa qualidade principalmente para ganho de performance.
- 2 – Active Followers
- São ativos, adoram experimentar tendências, mas são inseguros sobre como administrar a saúde. Se preocupam mais com ela quando têm sintomas. Buscam produtos cuidar da aparência
- 3 – Councious Pragmatistis
- Descontraídos, se preocupam com corpo, alma e mente. Valorizam a abordagem científica e gostam de ler sobre os ingredientes dos produtos que compram. A necessidade atendida nesse perfil de consumidor é a cura
- 4 – Open Agnostics
- Não buscam informações sobre saúde ativamente. Se preocupam com seu peso e acreditam em abordagem científica. São consumidores que tendem a optar por produtos com preços mais convencionais para atender as necessidades de saúde diária
- 5 – Value Seekers
- Estilo de vida sedentário. Manter-se saudável pode ser difícil para eles, que não procuram tanta informação e normalmente compram produtos econômicos e não acreditam que vale a pena pagar um preço premium para atender as necessidades de saúde diária.
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