A Farmacêutica Blau vai se instalar num terreno maior, do que o previsto inicialmente, no Complexo Industrial Portuário de Suape

Ângela Fernanda Belfort / FONTE: ME

De Recife angela.belfort@movimentoeconomico.com.br

A direção do Porto de Suape e a Blau Farmacêutica estão avançando nos entendimentos para a instalação de uma fábrica da empresa em Suape. O investimento é de cerca R$ 1 bilhão e o empreendimento vai gerar 1400 vagas de trabalho. Será a segunda empresa do setor dentro do Complexo Industrial Portuário de Suape.

“Tivemos que realocar o terreno que a empresa vai se instalar. A área anterior era de 64 hectares e conseguimos prover uma área nova com 77 hectares”, conta o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária do Porto de Suape, Rinaldo Lira. Segundo ele, no último ano, o pessoal da área de gestão industrial e do corpo jurídico de Suape atuou nas tratativas para fazer a realocação do terreno.

As obras de implantação da nova fábrica devem começar depois do período chuvoso. Com cinco unidades fabris no Brasil, a Blau é uma das principais farmacêuticas da América Latina e está presente em outros países como Chile e Colômbia.

A estrutura da Blau vai em Suape

Quando o projeto foi anunciado em 2022, a intenção da Blau era construir seis prédios e instalar 20 novas linhas de produção em Pernambuco. A companhia faz medicamentos de alta complexidade e 95% deles são usados em hospitais, sendo especializada em produtos biotecnológicos e sintéticos para oncologia, nefrologia, hematologia, infectologia, entre outros.

Ainda de acordo com informações já divulgadas pela empresa, a intenção é fabricar em Suape somente medicamentos acabados numa primeira etapa do empreendimento. Numa segunda fase, a empresa estuda a possibilidade de fabricar o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o qual já produz numa planta instalada em São Paulo. O IFA é a matéria-prima para fazer vários medicamentos, incluindo vacinas.

Categorias: SINFACOPE

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *