porAna Claudia Nagao / FONTE: PANORAMA FARMACÊUTICO

Estudo da Close-Up International, referente a fevereiro de 2024, revela que a venda de não medicamentos puxou o crescimento total do mercado nos dois primeiros meses do ano.

A categoria registrou R$ 7,53 bilhões em movimentação nas farmácias em janeiro e fevereiro, o que representou um acréscimo de 23,19% sobre o mesmo período anterior.

O crescimento foi bem superior na comparação com os medicamentos de prescrição e os MIPs, cujos avanços foram apenas de 10,94% e 12,80%, respectivamente. A média geral de evolução do mercado farmacêutico no primeiro bimestre foi de 15,02%. Os não medicamentos responderam por 33% do volume de negócios.

Quem domina a venda de não medicamentos?

Das dez corporações campeãs em venda de não medicamentos nas farmácias brasileiras, oito são multinacionais.

L’Oréal sustentou a primeira posição com R$ 501,5 milhões de valores movimentados no canal farma, mas viu a diferença cair em relação à Nestlé e à P&G, que tiveram alta de 17,49% e 23,43%, respectivamente.

Considerando as empresas que ocupam o top 10, um detalhe chama a atenção. Apenas essas dez fabricantes somaram 43% de todo o montante da venda de não medicamentos, o equivalente a R$ 3,27 bilhões

Top 10 na venda de não medicamentos

(valor movimentado em milhões de RS)

RankingCorporaçãoR$Crescimento
1L’OréalR$ 501,511,76%
2NestléR$ 498,217,49%
3P&GR$ 475,423,43%
4UnileverR$ 423,718,83%
5Kimberly-clarkR$ 332,926,05%
6Johnson CorpR$ 295,47,98%
7BeiersdorfR$ 219,114,01%
8DanoneR$ 187,915,69%
9CimedR$ 174,52,32%
10Hypera PharmaR$ 16522,22%

* Fonte: Close-Up International

Categorias: SINFACOPE

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