FONTE: CBN RECIFE
A assinatura aconteceu durante a cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, na Paraíba
Foto: Miva Filho/ Secom
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinou nesta sexta-feira (4) um acordo interfederativo com os governadores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará para dar continuidade às obras da Transposição do Rio São Francisco. A ocasião também contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa.
A assinatura aconteceu durante a cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, na Paraíba.
No evento, o ministro ressaltou a importância da parceria do governo federal com a sustentabilidade e governança do projeto, que garante a segurança hídrica de cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, estados que são castigados pela seca.
“Com esse documento, o governo federal firma o compromisso integral de realizar a manutenção da obra principal da Transposição, em todos os seus eixos, e cada estado também se compromete a cuidar de toda a parte de infraestrutura relativa a cada estado, com as obras complementares de acesso já existentes (…) Ninguém vai ficar sem água por causa de uma manutenção que precisa ser feita ou porque uma verba não foi destinada para uma obra específica. ”
O acordo entre os governos estaduais e o Governo Federal também prevê a viabilização de recursos para as obras do Ramal Piancó, na Paraíba, o fomento às ações do setor produtivo nas áreas beneficiadas pela Transposição e o fornecimento adequado dos serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta do PISF nos estados que fazem parte do projeto.
0 comentário