Por:Diario de Pernambuco

Sem a inclusão dos MEIS, o estado pernambuco abriu 11.576 novas empresas  (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Sem a inclusão dos MEIS, o estado pernambuco abriu 11.576 novas empresas (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Mais de 40.100 novas empresas foram abertas em Pernambuco nos primeiros seis meses de 2023, incluindo os Microempresários Individuais (MEIs). O dado representa um crescimento de mais de 24%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os números foram formalizados pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), vinculada à secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.


Sem a inclusão dos MEIS, o estado pernambuco abriu 11.576 novas empresas entre janeiro e junho deste ano. O dado corresponde a um crescimento de quase 7% em relação a 2022, quando, no mesmo período, o número foi 10.863. O comércio de vestuário, serviços combinados de escritório e apoio administrativo, serviços de engenharia, consultórios odontológicos e os comércios varejistas obtiveram destaque entre as atividades empresariais mais registradas. Entre os municípios que mais abriram empresas estão: Recife, Caruaru, Petrolina e Jaboatão dos Guararapes. 


Já com relação ao número de empresas fechadas no estado, foi registrado uma significativa baixa. Neste primeiro semestre do ano, 36.144 empresas foram fechadas. O número é 23,1% menor que as 44.461 de do ano passado. Sem a inclusão dos MEIs, foram fechadas 9.973 empresas em 2023 contra 15.365 de 2022. 


Registro de empresas
A Junta Comercial de Pernambuco realiza o registro de empresas exclusivamente em formato digital, por meio de site, onde pode ser feito o pagamento do DAE via PIX. A Jucepe também tem integrado mais municípios à Redesim, que simplifica o processo de registro e legalização de empresas. 
Categorias: SINFACOPE

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *