FONTE: FIEPE

A transição energética voltou a ser tema de debate na Casa da Indústria. Desta vez, o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, e a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, receberam o diretor da DEME Group, Disney Barroca Neto, e o senador Fernando Dueire para dialogar sobre a reindustrialização de Pernambuco a partir da economia do hidrogênio Verde. Entre os temas abordados, a importância da adoção de políticas públicas que ofereçam segurança jurídica aos investidores. A reunião, ainda, contou com a presença de conselheiros e de especialistas da Diretoria de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE.

O diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, apresentou como a instituição vem colaborando para o desenvolvimento da economia do hidrogênio sustentável, com destaque para a atuação do TecHUB Transição Energética, que está sendo estruturado no Porto de Suape. Já o executivo Disney Barroca Neto frisou a necessidade da consolidação de um arcabouço jurídico que permita a expansão dos investimentos privados em hidrogênio verde. A empresa belga é um dos maiores grupos industriais da Europa com atuação em infraestrutura para energia renovável.

Membro da Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde do Senado Federal, o pernambucano Fernando Dueire afirmou que temas como financiamento, regulação e formação de capital humano já vêm sendo discutido em diversas instâncias políticas, uma vez que a economia do hidrogênio verde é uma oportunidade para o Brasil. “Estamos avançando. A questão da segurança jurídica também é fundamental, pois não há investimento sem segurança. Isso precisa estar muito claro, e o Governo não pode preparar isso sozinho – deve ouvir investidores, operadores, órgãos ambientais”, reforçou.

Participaram ainda do encontro, o 2º e 3º vice-presidente da FIEPE, José Antônio de Lucas Simon e Renato Cunha, respectivamente; o diretor Administrativo, Bruno Veloso; e o vice-presidente Anísio Coelho, que lidera o Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação.

Categorias: SINFACOPE

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *