FONTE: FIEPE
Representando a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura, Fernando Teixeira, participou, no dia 26 de junho, com outras seis entidades do setor produtivo do estado, de uma reunião para tratar da conclusão da Ferrovia Transnordestina no trecho entre Salgueiro, no Sertão Central, e o Porto de Suape. Realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), a reunião foi liderada pelo deputado federal Augusto Coutinho, coordenador da bancada federal Pernambucana.
Na ocasião, Augusto Coutinho fez uma apresentação sobre a situação da ferrovia e os desafios ligados à retomada, além de ouvir sugestões das entidades visando a aceleração da obra, como a conclusão de projetos de engenharia e o destravamento dos processos de desapropriação. A Transnordestina está com obras paralisadas desde que o consórcio responsável deixou claro, em 2021, que tinha interesse apenas pelo trecho entre Salgueiro e o Porto de Pecém (CE). Diante do entrave, a retomada passou a figurar entre as prioridades da Bancada.
“Até agora, não encontramos meios para esse desfecho e sentimos uma dificuldade de encontrar um bom encaminhamento”, afirmou Fernando Teixeira, que foi indicado para fazer uma explanação sobre a reunião para representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos próximos dias.
Além do Crea-PE, a reunião contou com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE), Amcham e Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).
0 comentário