Por Ana Claudia Nagao, / FONTE: PANORAMA FARMACÊUTICO

pomadas para cabelo
Foto: Canva

As mais de 930 pomadas para cabelo liberadas pela Anvisa podem, agora, ser conferidas mais rapidamente por farmácias e consumidores. Isso porque a agência lançou nesta sexta-feira, dia 14, um portal para consultar a relação atualizada dos produtos que já podem estar disponíveis no varejo.

Mais de 1.500 pomadas modeladoras, porém, ainda estão vetadas. Desde o início do ano, consumidores de todo o país vinham relatando casos de cegueira temporária após utilizarem as pomadas para cabelo. As queixas incluíam ainda forte ardência nos olhos, coceira, lacrimejamento intenso, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Os eventos ocorrem principalmente entre pessoas que tomaram de banhos de mar, piscina ou de chuva.

O cenário levou a Anvisa a suspender a venda de mais de 20 pomadas para cabelo em um primeiro momento. Mas posteriormente, com a escalada de novos casos suspeitos, a agência decidiu estender a proibição a todas as marcas disponíveis em território nacional.

A intervenção da Anvisa foi grande, a ponto de a autarquia vetar mais de 600 processos de regularização de pomadas e cancelar mais de 630 autorizações de vendas. Foram analisadas cerca de 2.500 marcas de modeladoras. Irregularidades como a existência de ingredientes proibidos e acima do limite motivaram a decisão.

Lista de pomadas para cabelo liberadas pela Anvisa

A lista completa das marcas liberadas nesta segunda está disponível no site da Anvisa. As que não forem citadas continuam com a venda interditada porque mostraram concentração da substância causadora das irritações oculares, acima de 20%.

Confira aqui a relação completa.

Categorias: SINFACOPE

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *