FONTE: PANORAMA FARMACÊUTICO
O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos atingiu US$ 599,2 milhões de janeiro a maio de 2022, representando um aumento de 3,8% na comparação com o mesmo período de 2021 (US$ 577,2 milhões). O saldo da balança comercial também apresentou superávit no valor de US$ 20,7 milhões. Em 2021, no mesmo período, o saldo foi um déficit de US$ 34,3 milhões. A marca alcançada no consolidado de janeiro a maio é a melhor desde 2010, quando o saldo foi de quase US$ 60 milhões.
Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Segundo a entidade, o cenário é positivo para os cinco primeiros meses do ano, apesar do déficit da balança comercial do mês de maio, que apresentou queda no valor de US$ 1,6 milhão. Uma das razões para o déficit em maio pode ser observada devido ao aumento de importação de alguns itens, como os de higiene oral, valor importado acima dos meses anteriores e a queda nas exportações de sabonetes, que variou 2,4% para baixo no mês de maio, sendo um item de destaque das exportações do setor em 2022.
No geral, em maio de 2022, as exportações do setor alcançaram o valor de US$ 63,2 milhões, o que representou um aumento de 1,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US$ 62,4 milhões). Já as importações totalizaram US$ 64,8 milhões, uma redução de 0,4% em comparação a maio de 2021 (US$ 65 milhões). A corrente de comércio em maio de 2022 atingiu US$ 128 milhões, aumento de 0,5% na comparação com o mesmo período em 2021 (US$ 127,4 milhões).
No consolidado de janeiro a maio deste ano, as exportações dos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos alcançaram o valor de US$ 309,9 milhões, crescimento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2021 (US$ 271,4 milhões). Em importações, o resultado total foi de US$ 289,3 milhões, redução de 5,4% em comparação ao período de janeiro-maio do ano anterior (US$ 305,8 milhões).
Em maio de 2022 as categorias de produtos para cabelos (US$ 16,4 milhões), sabonetes (US$ 12,1 milhões) e cremes para pele (US$ 5,7 milhões) foram as mais exportadas pelo setor. Já nas importações, se destacaram as categorias de cremes para pele/protetores/bronzeadores (US$ 13,4 milhões) fragrâncias (US$ 11,6 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 8,7 milhões).
As empresas participantes do Beautycare Brazil projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, somaram US$ 67,19 milhões em exportações de janeiro a maio de 2022, registrando um crescimento de 24,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fonte: Monitor Mercantil Online
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