onte: Redação Panorama Farmacêutico

demissões na Pfizer

“Estamos evoluindo de uma organização comercial de portfólio diversificado para uma organização biofarmacêutica focada na ciência e inovação”. Essa mensagem abre um comunicado que oficializou 126 demissões na Pfizer e a extinção da força de vendas da farmacêutica no Brasil.

Panorama Farmacêutico teve acesso a essa carta nesta quarta-feira, 18 de maio. Só neste dia, segundo fontes ouvidas pelo portal, 100 colaboradores receberam a informação do desligamento, entre gerentes, promotores e representantes.

A decisão da companhia gerou uma intensa mobilização entre grupos de propagandistas nas redes sociais. A AboutMe, plataforma especializada em recrutamento de profissionais do canal farma, chegou a veicular um post no LinkedIn em solidariedade aos colaboradores, oferecendo gratuidade para cadastros de perfis premium e divulgação de vídeo-currículos na plataforma.

Demissões na Pfizer acompanham movimento mundial

As demissões na Pfizer integram um movimento global da farmacêutica, que começou no início do ano nos Estados Unidos e tem como foco a migração da força de vendas para uma operação digital.

Isso ocorreu na mesma semana em que o CEO Albert Bourla destacou publicamente esse reposicionamento, durante conferência da JP Morgan sobre o mercado de healthcare. “Parte de nossos esforços no combate à Covid-19 foram muito bem-sucedidos por causa da digitalização que tivemos em nossa operação e que também continuará em jogo”, afirmou, enquanto centenas de posições de vendas eram eliminadas.

No Brasil, os profissionais desligados serão repostos por um time de consultoria para manter relacionamentos a distância tanto com médicos como pacientes. Os representantes que seriam alocados para essa equipe teriam sua denominação alterada para Customer Facing. Mas em contrapartida, assinariam um documento em que abrem mão de cotas, prêmios e outros benefícios.

Foco em especialidades

Para especialistas, esse cenário vai ao encontro do crescente enfoque da Pfizer em medicamentos de especialidades, que ganhou evidência a partir da formação da Viatris, fruto de uma joint venture entre a Mylan e a Upjohn, divisão da farmacêutica dedicada à área de primary care.

Essa empresa atuará de forma quase independente para que a Pfizer concentre atenções em medicamentos inovadores. “É um movimento agressivo que pressupõe o incremento de estratégias e ações digitais”, comenta Paulo Gomes, gerente geral do Grupo SSP e CEO da consultoria enter/Varejo.

“Na década de 1970, já se dizia que a tecnologia substituiria a equipe de vendas especializada em propaganda médica. Os velhos folders e materiais impressos deram lugar a tablets e vídeo-conteúdos, mas sem abdicar do calor humano. Agora, somos informados sobre essa decisão justamente em um momento de ansiedade pela retomada dos encontros presenciais. Em um fechamento de negócio, ainda prefiro cultivar o olho, embora entenda que o formato híbrido deve se tornar uma tendência”, constata.

Posicionamento da Pfizer

Nossa redação entrou em contato com a Pfizer por meio de sua assessoria de comunicação no Brasil. O posicionamento da farmacêutica enaltece o momento de transformação na interação com clientes e profissionais de saúde, mas sem fazer menção alguma às demissões.

Como parte de nossa jornada, estamos evoluindo de uma empresa de portfólio diversificado para uma organização biofarmacêutica mais focada e inovadora; estamos nos transformando, evoluindo de uma organização mais comercial para uma organização totalmente científica e de inovação. Em resposta a um mundo cada vez mais conectado e digitalizado – o que foi acelerado pela pandemia -, estamos transformando a maneira com que interagimos com os profissionais de saúde e com todos os nossos clientes. Queremos inovar em tudo o que fazemos para atender hoje as necessidades do amanhã.

Trabalharemos com base na ciência e nos impactos positivos que nossas soluções terapêuticas podem trazer para os pacientes e para a sociedade. Nossos colegas, que têm interação direta e relacionamentos com nossos clientes, continuarão desempenhando um papel fundamental no avanço das nossas novas formas de trabalhar de uma maneira mais especializada e ágil. Nossa visão é oferecer uma experiência ainda mais flexível e personalizada, com uma variedade de maneiras de acessar as informações e as soluções necessárias para ajudar os profissionais de saúde a prestar o melhor atendimento a seus pacientes, de uma forma que atenda suas crescentes necessidades. Acreditamos que essa evolução nos permitirá cumprir melhor nosso propósito de trazer grandes avanços que mudam as vidas dos pacientes.

À medida que trabalhamos para intensificar nossas interações digitais e aprofundar nossa expertise científica e das áreas terapêuticas em que atuamos, serão feitas algumas modificações organizacionais para garantir que tenhamos o conhecimento e os recursos certos para atender às necessidades crescentes de nossos clientes. Nós valorizamos as importantes contribuições de nossos colegas e qualquer colega impactado por conta dessa transformação receberá o devido apoio

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Categorias: SINFACOPE

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