FONTE: BLOG INFORMES E NEGÓCIOS

Instituído por lei sancionada pelo presidente Lula em dezembro do ano passado, o Brasil passa a celebrar este ano, em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional. 

Com isso, novembro terá três feriados nacionais — incluindo os dias 2 (sábado; Finados) e 15 (sexta-feira; Proclamação da República). Além de celebrar a colaboração da cultura afro-brasileira, a data ressalta a importância da reflexão sobre a história e a contribuição dos negros no desenvolvimento da sociedade. 

A data já era feriado em 1,2 mil cidades do País e, nacionalmente, pretende fomentar, segundo o governo federal, uma análise crítica sobre a discriminação racial, o racismo e as disparidades sociais, ao mesmo tempo em que promove ações afirmativas em busca de igualdade racial. 

O dia 20 de novembro também era considerado feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, por força de leis locais. 

O projeto de Lei que deu origem à Lei nº 14.759/2023, que instituiu o feriado nacional da Consciência Negra, é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O texto havia sido aprovado no Senado em 2021 e, na Câmara, em novembro de 2023.  20 de novembro

O 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, histórico líder quilombola. Zumbi era líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, na atual cidade de União dos Palmares, em Alagoas.

Preso após ser capturado, Zumbi foi morto degolado em 20 de novembro de 1965 na Serra Dois Irmãos, onde atualmente fica o município de Viçosa, em Alagoas.

Da Folha de Pernambuco

Categorias: SINFACOPE

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *