por Cesar Ferro / FONTE: PANORAMA FARMACÊUTICO
Os investimentos em propaganda de medicamentos na indústria farmacêutica aumentaram 14,8% em 2023 na comparação com o ano anterior. É o que aponta um levantamento do Fierce Pharma. Os dez tratamentos que receberam os maiores aportes movimentaram US$ 2,87 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões) nos Estados Unidos.
O expressivo fluxo de patentes em queda ajuda a explicar a crescente aposta da indústria norte-americana na publicidade dos medicamentos. Os dez principais fármacos que perderam ou perderão exclusividade em 2024 apresentam um valor de mercado de US$ 4,4 bilhões (em torno de R$ 23 bi), o que vem acirrando a concorrência.
Lista reúne os 10 maiores investimentos em propaganda de medicamentos
A análise do Fierce Pharma revela que, dos dez maiores investimentos em propaganda de medicamentos, cinco alcançam cifras bilionárias considerando a conversão em Reais.
1 – Skyrizi
Fabricante: AbbVie
Indicação: Medicamento imunológico IL-23
Gasto: US$ 579,7 milhões (cerca de R$ 3 bilhões)
O medicamento da AbbVie é a nova aposta da companhia após a expiração da patente do seu blockbuster Humira.
2 – Dupixent
Fabricante: Sanofi e Regeneron
Indicação: Medicamento imunológico inibidor de IL-4 e IL-13
Gasto: US$ 502 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões)
O remédio, fruto de cooperação entre Sanofi e Regeneron, gerou receita de US$ 11,5 bilhões (cerca de R$ 60,8 bilhões) no ano passado. Mesmo com o crescimento de 33%, o produto perdeu a liderança no ranking da categoria
3 – Rinvoq
Fabricante: AbbVie
Indicação: Imunológico inibidor de JAK
Gasto: US$ 495,3 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões)
O fármaco recebeu quase meio bilhão de dólares em publicidade só no ano passado, 20% a mais em comparação à média dos anos anteriores
4 – Entyvio
Fabricante: Takeda
Indicação: doença de Crohn e colite ulcerativa
Gasto: US$ 226,1 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão)
O anticorpo monoclonal perdeu 38% de seu orçamento para marketing. Mesmo assim, sustenta-se no top 10 em publicidade na indústria farmacêutica
5 – Rybelsus
Fabricante: Novo Nordisk
Indicação: Diabetes tipo 2
Gasto: US$ 191 milhões (cerca de R$ 1 bilhão)
Na tentativa de reduzir a dependência do Ozempic, a farmacêutica dinamarquesa decidiu ampliar aportes em propaganda de outros integrantes do seu portfólio. No caso do Rybelsus, o investimento aumento 16% em 2023, totalizando US$ 191 milhões (cerca de R$ 1 bilhão)
6 – Ozempic
Fabricante: Novo Nordisk
Indicação: Diabetes tipo 2
Gasto: US$ 187,4 milhões (cerca de R$ 983 milhões)
O blockbuster da Novo Nordisk garantiu US$ 13,9 bilhões (cerca de R$ 72 bilhões) aos cofres da companhia, o que fez o laboratório se tornar a empresa mais valiosa da Europa em 2023. E a presença em mídia segue intensa
7- Sotyktu
Fabricante: Bristol Myers Squibb
Indicação: Psoríase
Gasto: US$ 183,3 milhões (cerca de R$ 961 milhões)
A divulgação do fármaco teve investimentos de US$ 183,3 milhões (cerca de R$ 961 milhões), com direito a ativações durante a cerimônia do Grammy
8 – Nurtec
Fabricante: Pfizer
Indicação: Antagonista do receptor CGRP para enxaqueca
Gasto: US$ 177,9 milhões (cerca de R$ 933 milhões)
A Pfizer recrutou Lady Gaga para ser a cara do Nurtec. Mesmo trazendo um nome famoso para a campanha, a indústria reduziu seus custos com propaganda em 22% no período
9 – Rexulti
Fabricante: Lundbeck e Otsuka
Indicação: Antipsicótico a
Gasto: US$ 171,5 milhões (cerca de R$ 899 milhões)
Aprovado pela FDA em 2015, o remédio ganhou uma nova indicação em maio de 2023, para diminuir a agitação em pacientes com Alzheimer. Com o novo uso, as farmacêuticas investiram 30% a mais em comunicação
10 – Vraylar
Fabricante: AbbVie
Indicação: Antipsicótico
Gasto: US$ 162,3 milhões (cerca de R$ 851 milhões)
Se a AbbVie lidera a lista, ela também fecha o top 10 com o Vraylar, cujo orçamento para publicidade avançou 337% em relação a 2022
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