FONTE: PANORAMA FARMACÊUTICO


porGabriel Noronha

Em ascendência desde a pandemia da Covid-19, o mercado de beleza e higiene se prova ano após ano uma excelente alternativa para investidores de todo o mundo durante cenários de incerteza econômica. As informações são do Correio Braziliense.

Uma pesquisa da consultora norte-americana McKinsey Global Institute projeta que as vendas do setor chegarão a marca de US$ 580 bilhões em menos de 4 anos, impulsionadas principalmente pelo aumento das vendas online, que atingirão US$ 45 bilhões até a mesma data.

O que leva o mercado de beleza a crescer tanto?

Diversos são os fatores que contribuem com o aumento do mercado de beleza, ainda segundo a reportagem, 83% dos brasileiros pretendem manter ou aumentar a frequência com que compram produtos de beleza.

O surgimento de novos pontos focais da indústria pelo mundo, as diversas oportunidades para empresas emergentes através da internet e o investimento de celebridades como Rihanna e Kim Kardashian em marcas próprias no meio são apenas alguns dos fatores que aquecem o mercado.

Dados contribuem com a narrativa

Também de acordo com a McKinsey, 82% das compras realizadas pelos consumidores desse mercado não passam dos 750 reais, indicando que produtos de uso recorrente, mas com valor mais acessível se mostram como tendências e devem captar a atenção dos investidores.

Novos consumidores, novas tendências

Outro fator importante para quem pretende embarcar no mercado, como revela o instituto americano, é a capacidade de lidar e atingir a “Geração Z”, nomenclatura utilizada em referência as pessoas nascidas entre 1997 e 2010.

Os hábitos de consumo dessa geração se diferenciam das anteriores, principalmente devido à internet, um maior entendimento das propagandas em redes sociais, divulgação de influenciadores e outras particularidades do mundo virtual são imprescindíveis para quem deseja ter sucesso no mercado de beleza.

Nem tudo são boas notícias

A expectativa de crescimento do mercado é sim uma boa notícia para os investidores e trabalhadores do meio, mas também traz à tona pontos de atenção.

Com o aumento do interesse, vem o aumento da concorrência. Empresas se especializam cada vez mais em seus nichos e quem não se adaptar as novas tendências pode ter prejuízos irreversíveis.

Alterações no mercado

Especialistas apontam também para mudanças na definição do mercado de beleza. Larissa Jensen, vice-presidente global e orientadora da indústria de beleza na Cicana, acredita que o mercado “caminhará continuamente em direção a saúde”.

Produtos que podem ser categorizados como de beleza e saúde como cremes para pele por exemplo são fundamentais para o crescimento do mercado, tendo em vista que são “porta de entrada” para ambos os setores e encontrados com facilidade em estabelecimentos como farmácias.

Categorias: SINFACOPE

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