FONTE : PANORAMA FARMACÊUTICO
A plataforma de vagas e talentos dedicada ao mercado farmacêutico AboutMe realizou, no dia 2 de setembro, a 10ª Conferência AboutMe Farma & Saúde. Esta edição marcou a retomada do formato presencial, que se tornou online em função da pandemia. “Trata-se de um evento dedicado à troca de experiências e ao desenvolvimento de carreiras dos profissionais do setor”, afirma Newton Velloso, fundador do portal.
Com cinco painéis temáticos, a conferência AboutMe reuniu mais de 100 participante em busca de dicas de como se preparar e quais a competências mais relevantes no momento para quem almeja trabalhar em diferentes áreas da indústria farmacêutica. “A indústria farmacêutica é um dos mercados mais cobiçados pelos profissionais do mundo inteiro devido à sua capacidade de promover inovação constante, proporcionar remuneração competitiva, garantir estabilidade e crescimento, além de permitir colaboração multidisciplinar”, ressalta Velloso.
AboutMe apresenta o mercado farmacêutico em números
A palestra de abertura foi ministrada por Jaqueline Escotero, gerente geral da Zambon, que apresentou um panorama geral sobre o mercado farmacêutico brasileiro.
- O mercado brasileiro de medicamentos movimentou R$ 106,78 bilhões em 2022, segundo o Sindusfarma
- Houve um crescimento de 17% em reais, em relação ao ano anterior
- Representa aproximadamente 2% do mercado mundial
- É o 10º em faturamento no ranking das 20 principais economias
- Na América Latina, o Brasil é o principal mercado, à frente de México, Colômbia e Argentina
- Mercado brasileiro de medicamentos: 341 empresas farmacêuticas, com 28% de origem internacional e 72% de capital nacional
- No canal farmácia, as empresas multinacionais detinham 32% do mercado em faturamento e 20,25% em caixas vendidas
- Os laboratórios de capital nacional responderam por 68% do mercado em faturamento e quase 80% em caixas vendidas
- Em 2022, os genéricos foram responsáveis por 14% do faturamento nas vendas de medicamentos das farmácias e 35,4% das unidades vendidas (caixas)
Sete tendências do mercado farmacêutico
- Evolução consistente nas dinâmicas do varejo farmacêutico seguirá apresentando oportunidades para expansão dos diferentes modelos de negócio
- Crescente complexidade ambiente de pagadores e provedores leva à necessidade de investimentos contínuos em competências de engajamento B2B
- O Aumento da importância de RWE (real-world efficiency) em todo o ciclo de vida do produto leva à necessidade de maior integração das áreas médica, acesso ao mercado e comercial
- O engajamento digital permanecerá após a covid e a indústria ainda busca otimizar a melhor forma de engajamento omnichannel
- Um número importante de moléculas perderá exclusividade nos próximos cinco anos, apresentando oportunidades para novos entrantes e desafios para originadores
- O pipeline de P&D transacionado para populações nichadas e farma deve avaliar como melhorar o suporte aos pagadores, provedores e pacientes ao longo da jornada
- A transição de portfólio nos próximos cinco anos aumenta a importância de planejamento e execução dos lançamentos e alocação de recursos
Painéis debateram inovação, pesquisas clínicas e acesso
O diretor médico e de desenvolvimento clínico do Instituto Butantan, José Moreira, apresentou os desafios de inovação e P&D no Brasil, explicando aos presentes como funciona o ciclo de desenvolvimento de um produto e sua chegada até o paciente. O médico abordou as parcerias firmadas pela instituição para o desenvolvimento de vacinas, como a Coronavac, a Butanvac, além de imunizantes contra a dengue e Chikungunya.
Luis Augusto Caixeta, diretor de Assuntos Regulatórios e Pesquisa Clínica da Apsen Farmacêutica abordou o modelo regulatório brasileiro e levantou o debate da demora no processo de aprovação de um registro no país. “Um dos entraves é que a recente aprovação de um concurso público na Anvisa com 50 vagas ainda é insuficiente tendo em vista o volume de petições demandadas pela indústria farmacêutica. Para equalizar as filas de análise há necessidade de aumentar o quadro em 10 servidores”, ressalta.
Julio Avella, gerente geral para o Brasil e head Latam para doenças raras da SteinCares; e Edson Paixão, head Brasil & Colômbia da Medison Pharma, falaram sobre os investimentos de P&D em novas terapias e as complexidades de acesso a medicamentos para pacientes de doenças raras. Uma das questões abordadas foi o fator preço e como as judicializações acabam sendo o caminho para chegar ao medicamento.
Complexidade tributária
Fernando Neves, diretor tributário / fiscal corporativo da EMS; e Fernando Correa, gerente geral da Andreani Logística, fa
laram sobre os desafios logísticos para a indústria farmacêutica e a como a complexidade tributária no Brasil influencia na localização da sede da indústria e na escolha de parceiros.
Já o painel sobre concorrência e inovação na indústria farmacêutica contou com a participação de Wagner Ritzdorf, diretor comercial e de operações da Gilead Sciences; e de João Marcelo Moreira, diretor comercial da Torrent, que foram unânimes em ressaltar que tão importante quanto inventar e desenvolver um produto é saber lançá-lo bem o mercado.
O último painel da Conferência AboutMe debateu com os presentes as oportunidades de carreira no mercado farmacêutico e contou com a participação de André Reis, CEO da RepFarma; Caroline Manzan, diretora executiva da Caroline Manzan Pesquisa Clínica; Rogério Mauad, fundador da PharmaPrime; Mirella Franco, diretora de Desenvolvimento e Estratégia da Quality Compliance; e Poatã Casonato. Fundador da CDPI Pharma e do Laboratório Ephar.
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