Farmácia digital ganha corpo com advento do e-commerce / FONTE: PANORAMA FARMACÊUTICO
O modelo de farmácia digital ganha corpo no Brasil à medida que avançam os números do e-commerce nos PDVs. Dados da IQVIA revelam que, em apenas três anos, as vendas online quadruplicaram sua penetração no volume de negócios das farmácias. O movimento esperado para este ano é de R$ 29,6 bilhões.
Esses indicadores dão sustentação para os planos de expansão de empresas como a Qualidoc, que em menos de três anos quase triplicou seu faturamento concentrado na Região Metropolitana de São Paulo. Em 2023, seu crescimento é quase quatro vezes superior ao do mercado.
O grupo celebra a marca de 2 milhões de pedidos entregues em pouco mais de dois anos, com rotas que totalizaram 15 viagens de ida e volta à Lua ou 300 voltas ao redor da Terra. Os resultados foram auditados sem ressalvas pela EY.
Farmácia digital segue conceitos de UX, UI e CX
O modelo de farmácia digital implementado pela Qualidoc preconiza uma experiência online do início ao fim e sem ruídos – fiel aos conceitos de UX (User Experience), UI (User Interface) e CX (Customer Experience) é essencial.
Para efetivar essa missão, a companhia investiu em parcerias com empresas especializadas em UI e UX. O foco é guiar as primeiras jornadas na plataforma. Um time interno de especialistas em tecnologia, logística e varejo compõe a operação, para validar todas as etapas arquitetadas e garantir que não haja nenhum atrito ou bloqueio de jornada.
“Nosso primeiro investimento foi a contratação de uma ampla pesquisa para entender minuciosamente a jornada dos consumidores e suas principais dores, a fim de criar funcionalidades verdadeiramente resolutivas para o cliente, em meio a um mercado varejista pouco inovador e pouco recorrente”, argumenta Sandro Angélico, CEO e cofundador da Qualidoc.
Em parceria com a Oracle, a plataforma migrou recentemente para a avançada tecnologia OSF, padrão World Class. A mudança agilizou a jornada de acesso ao aplicativo.
Primeira a aceitar PIX
A Qualidoc também foi a primeira empresa do mercado digital a aceitar PIX e criptomoedas como meios de pagamento. A plataforma disponibiliza um comparador de preços randômico, que mostra o percentual de economia ao consumidor. A healthtech ainda fechou parceria com a Oracle para implementar o sistema OSF (Open Storefront Framework), que oferecerá muito mais agilidade ao aplicativo e qualidade na jornada de compra.
Plataforma nativa de pricing
A empresa também conta com uma plataforma de pricing 100% nativa. Denominada Qualibrain, ela é dividida em duas partes – Backend (python), API que executa a precificaçao dinâmica baseada em dados de mercado e de inteligência (Google e Chatgpt); e Front End (React js), com blocos de informações que colaboram na previsão e detecção de falhas e oportunidades. Toda a tecnologia está em cloud, em um servidor AWS.
0 comentário