Por Leandro Luize / Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
A indústria farmacêutica se mobiliza para ajudar as vítimas das chuvas no litoral de São Paulo. A EMS, por exemplo, anunciou a doação de 18 mil caixas de medicamentos para tratamento imediato da população local.
Já o Sindusfarma iniciou articulações com outros laboratórios para viabilizar a entrega de mais remédios, em especial analgésicos, ansiolíticos, anti-hipertensivos e morfina. As farmacêuticas receberam da entidade uma lista de medicamentos cuja demanda pelas equipes de atendimento segue elevada. A relação inclui diazepam, ondasterona e tramadol.
Desde a última segunda-feira, dia 20, a EMS vem organizando a distribuição das doações por meio de sua fábrica em Hortolândia (SP) e do centro logístico de Jaguariúna (SP). A empresa também convocou uma rede de farmácia que atua na região de São Sebastião e que comercializa seus medicamentos, o que viabilizou o encaminhamento de mais de 11,4 mil caixas de remédios à administração pública regional. Posteriormente, a rede parceira terá esse seu estoque reposto pela farmacêutica. Na segunda iniciativa, concluída na manhã desta quarta-feira (dia 22), a EMS entregou uma nova remessa com 6.436 caixas de remédios saindo diretamente do seu centro logístico em Jaguariúna (SP) com destino a São Sebastião.
“Estamos profundamente sensibilizados com o que está ocorrendo no litoral norte. Por isso, não mediremos esforços para auxiliar a sociedade civil a superar esta tragédia, fornecendo medicamentos essenciais para o tratamento dos moradores locais, além de contribuir para garantir o abastecimento dos remédios na região”, afirma Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.
Chuvas no litoral já provocaram 48 mortes
As chuvas no litoral de São Paulo foram as maiores já registradas no Brasil e provocaram até o momento 48 mortes, sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba, conforme a última atualização da Defesa Civil.
A Prefeitura de São Sebastião informa que 19 vítimas já foram identificadas e liberadas para sepultamento. No entanto, outas 36 pessoas estão desaparecidas e a tendência é que esse número aumente, pois há relatos de que vítimas sob os escombros das estruturas que cederam em função das chuvas. Mais de 2.500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.
Redes de farmácias também mobilizam esforços
Importantes redes de farmácias também se engajam em solidariedade às vítimas das chuvas. Na RD – RaiaDrogasil, as doações do mês de fevereiro do Troco Solidário no estado de São Paulo serão destinadas para a causa por meio da ONG Ação da Cidadania, criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993.
Além disso, a rede de farmácias também está reforçando o convite aos seus funcionários para adesão ao Fundo de Emergência, um fundo colaborativo onde para cada real doado, a RD doa o mesmo valor. Os valores serão usados para ajudar funcionários e familiares atingidos pelas chuvas, enchentes e deslizamentos.
A Rede Farma Conde, por sua vez, realizou na manhã desta quarta-feira, 22 de fevereiro, a doação de mais de 41 mil medicamentos, incluindo antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, antidiabéticos, além de material de primeiros-socorros, leite em pó, soluções infantis e soro fisiológico.
A rede também cedeu, como empréstimo, uma van refrigerada que vai funcionar como uma mini farmácia. O local em que o veículo ficará estacionado será definido pela prefeitura de São Sebastião. Além das doações, a Farma Conde também lançou uma campanha de doação em suas lojas. O objetivo da campanha é arrecadar material de limpeza, material de higiene e água potável, que serão repassados para os Fundos Sociais de Solidariedade de São Sebastião. Os fundos já foram contatados e estão aptos para a distribuição dos materiais para as famílias mais necessitadas.
Para realizar a campanha, as 380 lojas da varejista em 120 municípios vão funcionar como ponto de coleta para receber os materiai
s. Na sequência, a empresa vai utilizar seu sistema de logística para o transporte das doações até os munícipios.
Como ajudar as vítimas das chuvas no litoral de SP?
Doações e auxílio às vítimas das chuvas no litoral norte de São Paulo podem também ser feitas pela sociedade civil, por meio das seguintes entidades:
1. Ação Cidadania
Doações via PIX para sos@acaodacidadania.org.br ou transferência para a conta no Banco do Brasil (agência 1211-4 e conta corrente 500
.537-X)
2. Central Única das Favelas (Cufa)
Doações via PIX para doacoes@cufa.org.br ou transferência para as contas no Bradesco (agência 0087 e conta corrente 3582-3) ou Itaú (agência 0402 e conta corrente 17369-4)
3. Gerando Falcões
Doações via PIX para o CNPJ 18.463.148/0001-28
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
0 comentário