FONTE: FIEPE
Os colaboradores do Sistema FIEPE participaram, na manhã desta quarta-feira (14), do Compliance Day, evento destinado ao aprendizado sobre o Programa que visa facilitar e nortear as tomadas de decisões e mostrar as ações de Compliance que existem dentro das instituições que formam o Sistema FIEPE.
Para o diretor Financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho, é fundamental implantar o Compliance e estimular os colaboradores a segui-lo. “É preciso que tenhamos processos cada vez mais claros e transparentes para que, com isso, o mercado nos veja sempre como uma instituição segura, séria e comprometida com as boas práticas. E essa imagem sólida é o ativo mais valioso em qualquer segmento de atuação”, disse.
Na ocasião, o diretor Administrativo da FIEPE, Bruno Veloso, destacou que investir em Compliance dentro de uma empresa vem deixando de ser uma opção e tornando cada vez mais uma necessidade. “Isso porque, além de evitar muitos problemas, a implantação e, principalmente, a difusão dessas regras das normas, voltou a ganhar a importância como forma de estimular a competitividade e reduzir custos com ações e outros procedimentos jurídicos”, contou.
A oportunidade contou com a palestra de José Deotti, consultor na área há mais de 10 anos. Para ele, o programa de Compliance é um conjunto de medidas que favorecerem uma postura ética e transparente nas ações das empresas, destacando também o seu funcionamento na prática. O consultor afirmou ainda que o Sistema FIEPE está avançado nessa temática e frisou a importância de se ter um canal de escuta e, sobretudo, de solução.
A gerente Corporativa de Governança do Sistema, Cláudia Pissolatto, apresentou o Programa de Compliance do Sistema, baseado no modelo praticado pelo Tribunal de Contas da União, desde a sua implantação até o seu período de execução. Destacou ainda sobre a importância da integridade dos colaboradores para a sustentabilidade do negócio, bem como reforçou a importância da ética estar presente no cotidiano e nas relações sociais.
0 comentário