Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Os pacientes que fazem tratamento para tromboembolismo venoso têm agora uma nova opção. O Aché lançou o biossimilar VOLARE, à base de enoxaparina sódica.
Produzido em parceria com o Laboratório Ravi, o remédio é fábricado na Espanha. “O VOLARE é um medicamento que visa a prevenção e o tratamento das condições que podem levar à trombose”, explica a Dra. Luisa Alves, gerente médica da área de cuidados especiais da farmacêutica.
O fármaco também atua no tratamento da angina instável e infarto do miocárdio, e como prevenção da formação de trombo na circulação extracorpórea durante a hemodiálise.
Afinal, o que é a trombose?
A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. Uma vez formado, esse coágulo pode diminuir ou bloquear o fluxo do sangue, até mesmo se soltar e viajar pelo corpo, se alocando em algum órgão.
“Em alguns casos, esse trombo pode ir para o pulmão e causa embolia pulmonar, condição gravíssima que pode levar à morte”, diz a doutora.
Tratamento para tromboembolismo venoso visa evitar fatalidades
E os casos de vítimas fatais expostos pela médica não são incomuns. A trombose venosa é uma das principais causas de morte evitáveis do mundo. Um a cada quatro pacientes morre em decorrência dessa complicação.
O tratamento para tromboembolismo venoso é necessário para diminuir essa realidade, principalmente porque o quadro é mais comum do que se imagina. Segundo o cirurgião vascular da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Dr. Eduardo Ramacciotti, a incidência de casos é de 1 milhão por ano.
“As causas mais importantes incluem internações prolongadas, cirurgias, câncer e alterações genéticas. Os sintomas mais frequentes são dores e inchaço das extremidades, enquanto os sintomas da embolia pulmonar são falta de ar e dor no peito. Mas existem muitos casos assintomáticos”, comenta Dr. Ramacciotti.
Evitar a trombose, em geral, é fácil. Não fumar, controlar o peso, se alimentar bem, fazer exercícios e manter a hidratação em dia são algumas das medidas que você deve tomar.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
0 comentário