Dentre as atividades exercidas pelo Departamento Pessoal, podemos citar: admissão, atualização cadastral, controle de ponto, férias, afastamentos, benefícios, cálculo de rescisão, licenças, obrigações acessórias, cálculo de folha, 13º, dentre outros que envolvem a relação legal entre empresa e colaborador.
Além de todas essas funções, o Departamento Pessoal pode ser usado de forma estratégica, auxiliando nas tomadas de decisões. As informações geradas pelo DP, quando utilizadas da forma correta, são de grande valia para o crescimento da empresa. Sendo assim, é preciso aproveitar todos os dados fornecidos pelo DP, para que, através deles, sejam gerados indicadores capazes de demonstrar situações favoráveis ou preocupantes para a empresa.
Um exemplo desses indicadores é o Turnover ou rotatividade de pessoal, onde podemos ver o fluxo de entradas e saídas de funcionários da empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.
Diante disso, vimos a importância do Departamento Pessoal e como podemos facilitar a visualização dos problemas que podem estar afetando o crescimento da empresa.
Procure a sua contabilidade para saber mais!
0 comentário