FONTE: PANORMA FARMACÊUTICO

propaganda de medicamentos

A pandemia teve um grande efeito na propaganda de medicamentos dos maiores anunciantes da indústria farmacêutica. Levantamento do portal Fierce Pharma, realizado pela Kantar Media, revela que os cinco principais medicamentos de marca totalizaram US$ 6,88 bilhões de investimento em propaganda nos EUA. Já as quatro principais campanhas acumularam US$ 170 milhões em 2021.

Confira os maiores gastos com propaganda de medicamentos

1 – Dupixent

Empresas: Sanofi e Regeneron
O que é?: Anticorpo monoclonal bloqueador de IL4 e IL13
Gastos em 2021: US$ 523,9 milhões
Gastos em 2020: US$ 409,8 milhões

As vendas do Dupixent atingiram 5,24 bilhões de euros (US$ 5,74 bilhões) no ano passado, um aumento de 52,7%. Em março, o CEO da Sanofi, Paul Hudson, previu US$ 14,5 bilhões em vendas máximas para o medicamento, o suficiente para torná-lo um dos maiores sucessos de bilheteria da indústria farmacêutica

2 – Rybelsus

Empresa: Novo Nordisk
O que é? Medicamento oral para diabetes tipo 2
Gastos em 2021: US$ 307,6 milhões
Gastos em 2020: US$ 103 milhões

Em 2020, a Novo Nordisk desembolsou pouco mais de US$ 103 milhões em anúncios do Rybelsus, uma versão oral de seu Ozempic injetável para diabetes GLP-1 comercializado separadamente. O aporte em propaganda quase triplicou

3 – Humira

Empresa: AbbVie
O que é? Medicamento para imunologia
Gastos em 2021: US$ 253,5 milhões
Gastos em 2020: US$ 505,6 milhões

blockbuster de imunologia da AbbVie foi o rei dos gastos com anúncios farmacêuticos por anos. Mas agora a companhia procura comercializar medicamentos mais novos – com os biossimilares do Humira no horizonte – e reduziu pela metade seus investimentos

4 – Rinvoq

Empresa: AbbVie
O que é? Medicamento para artrite reumatoide
Gastos em 2021: US$ 236,7 milhões
Gastos em 2020: US$ 186,3 milhões
Enquanto a AbbVie reduz a injeção de recursos em campanhas com o Humira, o Rinvoq recebeu mais US$ 50 milhões em anúncios para impulsionar a marca

5 – Trulicity

Empresa: Eli Lilly
O que é? Medicamento para diabetes tipo 2
Gastos em 2021: US$ 202,9 milhões
Gastos em 2020: US$ 182 milhões
A farmacêutica incrementou em 11% os investimentos na propaganda do Trulicity, seu carro-chefe de vendas. Como resultado, o faturamento da companhia teve acréscimo de 28% em 2021

Propaganda de medicamentos – evolução em 2021

1 – Abbott

Campanha: Saúde e dignidade humana
Gastos em 2021: US$ 65,8 milhões
Gasto sem 2020: US$ 10,6 milhões
A campanha colocou os testes de Covid-19 no centro, explorando todas as tecnologias da Abbott que podem detectar e tratar problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas

2 – Pfizer e BMS

Campanha: Combate à fibrilação atrial, trombose venosa profunda e embolia pulmonar
Gastos em 2021: US$ 37,6 milhões
Gastos em 2020: US$ 18 milhões
A aliança entre as duas farmacêuticas garante o dobro de gastos com propaganda ano após ano, com a meta de reforçar a divulgação do anticoagulante Eliquis.

3 – Eli Lilly

Campanha: Patrocínio das Olimpíadas
Gastos em 2021: US$ 33,4 milhões
Gastos em 2020: US$ 1,1 milhão
A Eli Lilly esbanjou dinheiro em 2021 nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foi a primeira vez que a farmacêutica patrocinou um evento dessa natureza.

4 – Pfizer

Campanha: Science Will Win
Gastos em 2021: US$ 33,3 milhões
Gasto em 2020: US$ 14,6 milhões
A Pfizer passou grande parte de 2021 falando sobre sua vacina contra a Covid-19. Mas na verdade, a campanha havia sido desenvolvida antes da pandemia, mas teve de ser adaptada em função do novo cenário.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Categorias: SINFACOPE

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